Venda nas redes sociais: tudo o que você precisa saber!

A imagem mostra de forma simplificada como funciona a gestão de redes sociais.

Cerca de 3,8 bilhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais, não tem como sua empresa não aproveitar essa audiência para vender seu produto ou serviço! Mas o que são as redes sociais? As redes sociais surgiram com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas. Entretanto, o potencial para vendas foi percebido e elas acabaram crescendo e deixaram de ser apenas um meio comunicação entre as pessoas e se tornaram uma oportunidade para as empresas.

As redes sociais no Brasil conectam cerca de 150 milhões de usuários, cerca de 70% desses usuários estão na região Sudeste. Isso coloca o Brasil no 3º lugar entre os países que mais usam redes sociais.

Atualmente as redes sociais mais usadas e com maior potencial de vendas são, YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Entretanto, Snapchat, Pinterest, Twitter e LinkedIn, também são redes sociais que entram em algumas estratégias. Claro que a escolha das redes sociais para sua estratégia de vendas irá depender do seu público alvo!

Por isso, antes de pensar em vender nas redes sociais, é fundamental fazer um levantamento da sua persona. Entender qual é a sua idade, seu comportamento e as redes sociais que ela frequenta, esses detalhes são fundamentais para criar um conteúdo direcionado e que gere engajamento.

A imagem mostra de forma simplificada como funciona a gestão de redes sociais.

Quais os benefícios dessa estratégia de venda para sua empresa?

O principal objetivo para que sua empresa tenha um perfil em uma rede social, é manter um relacionamento com seu público. Entretanto, existem outros benefícios atrelados a construção desse relacionamento.

  • Exposição da marca: como falamos, milhões de pessoas estão conectadas diariamente, o que possibilita um aumento na visibilidade da empresa. Além disso, ela permite que conseguimos alcançar pessoas interessadas na sua marca.
  • Posicionamento de mercado: através delas é possível expor seus valores e ideais, mostrando como sua empresa lida com o mercado e com seus consumidores. Esse tipo de posicionamento é extremamente importante para gerar engajamento e humanizar a marca.
  • Se aproximar do seu cliente: ter um relacionamento com seu cliente, deve ser prioritário para sua empresa. Quem consegue se aproximar do seu cliente, tem melhor engajamento e consegue mais promotores. Portanto, não deixe de criar artes para redes socais, interagir, criar conteúdo de valor e fazer das suas redes sociais um canal de atendimento.
  • Conteúdos que geram engajamento e interação: sem um bom conteúdo, sua empresa pode não conversar com seu público e ficar estacionada no mesmo lugar. Sempre que criar um conteúdo, aguarde um tempo e verifique as métricas. Isso é fundamental para entender melhor qual conteúdo conversa com seu público-alvo!
  • Prospecção de clientes: esse é o principal objetivo de toda campanha de marketing! Entretanto, é preciso ir a fundo e entender quem é seu seguidor, o que ele deseja e quais são suas dores. Por isso, sempre coletes informações, quanto mais você tiver, maiores são as chances de conversão.
  • Aumento de tráfego: uma página de sucesso, aumenta o tráfego para o seu site, blog e e-commerce!
  • Fazer mais vendas: esse é objetivo de toda empresa, mas ele não deve ser o primeiro, já que é preciso uma série de passos para que sua empresa chegue até ele!

 

Como vender mais nas redes sociais

Agora que já aprendemos o básico e a importância das redes sociais para sua empresa, vamos descobrir como vender mais nas redes sociais. Primeiramente, é preciso deixar claro que, fazendo um post sem estratégia, sem qualidade e quando dá na sua telha, não vai funcionar!

É preciso investir em qualidade e frequência! E não é só isso, existem uma série de estratégias fundamentais para alcançar os melhores resultados. E mesmo que você descubra quais são, você não saberá aplicar e escolher quais terão mais assertividade para o seu negócio. Então, é essencial que você tenha uma pessoa ou empresa especializada para a gestão das redes sociais, só assim, os resultados desejados chegaram! Vender nas redes sociais é quase uma arte e envolve uma série de análises que só uma boa gestão de redes sociais pode entender.

Dito isso, vamos para algumas estratégias que vão te ajudar a aumentar os lucros!

  • Conheça sua persona e invista nas redes sociais que elas estão! Se você tem uma empresa de decoração de interiores, quais redes sociais as pessoas buscam por esses assuntos? Instagram, Pinterest e YouTube!
  • Mostre o seu melhor! Tenha um perfil organizado, boas fotos, comentários e depoimento de clientes, sua apresentação precisa ser impecável!
  • Se apresente! Não tente apenas vender, mas conte a história da sua empresa, o diferencial do seu produto e porquê o cliente terá mais vantagens adquirindo o seu e não do concorrente!
  • Não ignore seus seguidores: apareceu um comentário, esteja pronto para responder! Quando antes isso acontecer, maiores são as chances de um negócio ser fechado!
  • Regrinha dos 20/80: não encha seu feed com conteúdos apenas de vendas, reserve 20% para venda e 80% para conteúdo relevante para sua audiência. Por isso, falamos da importância do gerenciamento das redes sociais.

Por fim, a rede social não deve ser seu único canal de venda, ela deve fazer parte de um conjunto de estratégias!

Acesse o site da MMD, e descubra outros canais de venda, e mais estratégias.

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