Cerca de 3,8 bilhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais, não tem como sua empresa não aproveitar essa audiência para vender seu produto ou serviço! Mas o que são as redes sociais? As redes sociais surgiram com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas. Entretanto, o potencial para vendas foi percebido e elas acabaram crescendo e deixaram de ser apenas um meio comunicação entre as pessoas e se tornaram uma oportunidade para as empresas.
As redes sociais no Brasil conectam cerca de 150 milhões de usuários, cerca de 70% desses usuários estão na região Sudeste. Isso coloca o Brasil no 3º lugar entre os países que mais usam redes sociais.
Atualmente as redes sociais mais usadas e com maior potencial de vendas são, YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Entretanto, Snapchat, Pinterest, Twitter e LinkedIn, também são redes sociais que entram em algumas estratégias. Claro que a escolha das redes sociais para sua estratégia de vendas irá depender do seu público alvo!
Por isso, antes de pensar em vender nas redes sociais, é fundamental fazer um levantamento da sua persona. Entender qual é a sua idade, seu comportamento e as redes sociais que ela frequenta, esses detalhes são fundamentais para criar um conteúdo direcionado e que gere engajamento.
Quais os benefícios dessa estratégia de venda para sua empresa?
O principal objetivo para que sua empresa tenha um perfil em uma rede social, é manter um relacionamento com seu público. Entretanto, existem outros benefícios atrelados a construção desse relacionamento.
- Exposição da marca: como falamos, milhões de pessoas estão conectadas diariamente, o que possibilita um aumento na visibilidade da empresa. Além disso, ela permite que conseguimos alcançar pessoas interessadas na sua marca.
- Posicionamento de mercado: através delas é possível expor seus valores e ideais, mostrando como sua empresa lida com o mercado e com seus consumidores. Esse tipo de posicionamento é extremamente importante para gerar engajamento e humanizar a marca.
- Se aproximar do seu cliente: ter um relacionamento com seu cliente, deve ser prioritário para sua empresa. Quem consegue se aproximar do seu cliente, tem melhor engajamento e consegue mais promotores. Portanto, não deixe de criar artes para redes socais, interagir, criar conteúdo de valor e fazer das suas redes sociais um canal de atendimento.
- Conteúdos que geram engajamento e interação: sem um bom conteúdo, sua empresa pode não conversar com seu público e ficar estacionada no mesmo lugar. Sempre que criar um conteúdo, aguarde um tempo e verifique as métricas. Isso é fundamental para entender melhor qual conteúdo conversa com seu público-alvo!
- Prospecção de clientes: esse é o principal objetivo de toda campanha de marketing! Entretanto, é preciso ir a fundo e entender quem é seu seguidor, o que ele deseja e quais são suas dores. Por isso, sempre coletes informações, quanto mais você tiver, maiores são as chances de conversão.
- Aumento de tráfego: uma página de sucesso, aumenta o tráfego para o seu site, blog e e-commerce!
- Fazer mais vendas: esse é objetivo de toda empresa, mas ele não deve ser o primeiro, já que é preciso uma série de passos para que sua empresa chegue até ele!
Como vender mais nas redes sociais
Agora que já aprendemos o básico e a importância das redes sociais para sua empresa, vamos descobrir como vender mais nas redes sociais. Primeiramente, é preciso deixar claro que, fazendo um post sem estratégia, sem qualidade e quando dá na sua telha, não vai funcionar!
É preciso investir em qualidade e frequência! E não é só isso, existem uma série de estratégias fundamentais para alcançar os melhores resultados. E mesmo que você descubra quais são, você não saberá aplicar e escolher quais terão mais assertividade para o seu negócio. Então, é essencial que você tenha uma pessoa ou empresa especializada para a gestão das redes sociais, só assim, os resultados desejados chegaram! Vender nas redes sociais é quase uma arte e envolve uma série de análises que só uma boa gestão de redes sociais pode entender.
Dito isso, vamos para algumas estratégias que vão te ajudar a aumentar os lucros!
- Conheça sua persona e invista nas redes sociais que elas estão! Se você tem uma empresa de decoração de interiores, quais redes sociais as pessoas buscam por esses assuntos? Instagram, Pinterest e YouTube!
- Mostre o seu melhor! Tenha um perfil organizado, boas fotos, comentários e depoimento de clientes, sua apresentação precisa ser impecável!
- Se apresente! Não tente apenas vender, mas conte a história da sua empresa, o diferencial do seu produto e porquê o cliente terá mais vantagens adquirindo o seu e não do concorrente!
- Não ignore seus seguidores: apareceu um comentário, esteja pronto para responder! Quando antes isso acontecer, maiores são as chances de um negócio ser fechado!
- Regrinha dos 20/80: não encha seu feed com conteúdos apenas de vendas, reserve 20% para venda e 80% para conteúdo relevante para sua audiência. Por isso, falamos da importância do gerenciamento das redes sociais.
Por fim, a rede social não deve ser seu único canal de venda, ela deve fazer parte de um conjunto de estratégias!
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