
O panorama é mais complexo que no mercado automotivo nacional, tanto para os fabricantes e importadores, que não conseguem evitar o colapso das vendas ou gigantescas bônus, como para os usuários, que vêem o sonho do 0 km cada vez mais longe, com aumentos superiores a 70 % no que vai do ano.
Com aumentos que se aceleraram no último mês e meio, hoje resta apenas uma dúzia de novos veículos cujos preços arrancam acima do meio milhão de pesos.Os valores começaram a crescer a partir de março, quando várias empresas haviam anunciado que iriam eliminar o esquema de bônus e descontos que tinha estado presente no mercado local nos últimos dois anos.
– Nissan March Active $ 382.900
Um bônus atual de 10 mil pesos lhe permite ser o carro mais barato do mercado. Importado do Brasil, vem com um motor de 1.6 litros de 107 cavalos de força, e combina com uma caixa de velocidades manual de 5 marchas. No seu equipamento se destaca o ar-condicionado, os levantavidrios elétricos para as quatro janelas e a conexão bluetooth para o celular. Em julho, o seu preço era de us $ 335.500 e em fevereiro custava $ 249.900.
Renault Kwid $ 390.700
O preço corresponde a versão Life, o modelo mais barato da marca francesa. Traz um motor de 3 cilindros, 999 cm3 e uma potência de 66 cavalos de força. Foi feito um forte ênfase em matéria de segurança, já que inclui airbags laterais dianteiros e ganchos isofix, além dos obrigatórios ABS e duplo airbag frontal. No início de julho, custava $ 316.800 e, em fevereiro, $ 233.600.
Renault Sandero $ 404.400
trata-Se de um dos modelos mais grande e mais espaço interno oferece entre os carros mais econômicos do mercado. Está equipado com um motor de 1.6 litros e 85 cavalos de força. A versão Expression, a mais acessível, conta com ar condicionado, comando de satélite para o equipamento de áudio, porta USB e conexão bluetooth. Em julho valia $ 333.200, depois de saltar de us $ 261.400 que custava em fevereiro.